Skip to content Skip to menu Skip to footer

Câmara Municipal de Lousada

LOUSADA: SEMPRE VERDE, SEMPRE JOVEM

A 30 km do aeroporto Francisco Sá Carneiro surge Lousada, integrada na sub-região do Vale do Sousa e NUT 3 – Tâmega, e turisticamente na região do Turismo do Porto e Norte de Portugal, com uma população próxima dos 50 mil habitantes, na sua larga maioria jovens, que o torna no concelho mais jovem de Portugal Continental.

Situado na interceção das ligações Guimarães-Penafiel e Felgueiras-Paços de Ferreira, o concelho dispõe de acessos rápidos e cómodos.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a escassos 20 minutos, e uma vasta rede de acessibilidades garantem a Lousada uma invejável centralidade, através da A42, A11 ou A4, da Linha do Douro ou dos comboios suburbanos do Grande Porto.

Lousada combina a frescura da modernidade com a grandeza do passado histórico. Dos vestígios arqueológicos à Rota do Românico, da exuberância do folclore ao fino recorte do artesanato, das solenidades de fervor religioso à alegria ilimitada das romarias, há um percurso de vida que a todos prende e fascina.

As casas senhoriais guardam memórias de figuras ilustres, ambientes de fidalguia e sabores genuínos, que o turismo de habitação e as Rotas Gourmet requintadamente sabem repor.

A gastronomia, suculenta e variada, é proposta tentadora para uma estada aprazível, envolvida pelo sempre verde da paisagem e a genuína hospitalidade do povo.

Em Lousada, modernos equipamentos culturais e desportivos, que acolhem importantes realizações nacionais e internacionais, atestam a qualidade de vida de um concelho jovem e com futuro!

Com seis monumentos integrados na Rota do Românico, o Município de Lousada continua a apostar nas Rotas Gourmet e no desporto, que são sem dúvida, as grandes âncoras para o desenvolvimento do turismo em Lousada, a par do incremento de novas ações ligadas ao património, ao ambiente e à envolvente cultural do concelho.

A integração na Turismo do Porto e Norte de Portugal constitui igualmente uma mais-valia para o concelho. O Norte afirma-se atualmente como umas regiões que mais cresce nos números de turismo nacionais.

Também de acordo com o trabalho desenvolvido pelo IPDT - Instituto de Turismo em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, regista-se atualmente um acréscimo no consumo por pessoa, que por sua vez, reflete o aumento dos tempos de estada média na região.

 

 

Gegevens van de organisatie
Contactgegevens:

Pr. Dr. Francisco Sá Carneiro | 4620-695 Lousada

Tel: (+351) 255 820 500 | Fax: (+351) 255 820 550 | www.cm-lousada.pt

 

Website(s):

Event participation(s)

Voorbij
Deelnemen: Online
Voorbij
Deelnemen: Online