Skip to content Skip to menu Skip to footer

Work in Flanders 2015

Past
Event date:
05 - 06 November 2015
Event type:
Online / Onsite
Registration status:
Closed

Belgium and Flanders

Bélgica

A Bélgica está localizada no centro da Europa e é um estado federal, subdividido em comunidades e regiões.

A 1 de janeiro de 2014, a Bélgica tinha uma população de cerca de 11.2 milhões e uma população ativa de 4.9 milhões. A taxa de emprego (número de pessoas com emprego em % da população ativa) era de 62.1% -67.2% considerando apenas a faixa etária dos 20-64 anos; e 81% considerando apenas a população ativa com qualificação superior (entreníveis 5 e 8).

No 4º trimestre de 2014, a taxa de desemprego a nível nacional foi de 8.6%. Na Flandres, a taxa de desemprego eramais baixa (5.1%) do que na Valónia (12%) e na região de Bruxelas capital (18.5%).

Fonte: www.werk.be

O mercado de trabalho belga também apresenta diferenças acentuadas entre e no seio das próprias regiões. Muitas ofertas de empregorevelam-se difíceis de preencher, apesar daelevada taxa de desemprego. Vários fatores podem contribuirpara este desequilíbrio, nomeadamente um desajustamento entre os perfis dos candidatos a emprego e as necessidades / requisitos dos empregadores em termos de qualificações, competências e experiência profissional.

Mais informação:

Mercado de trabalho + condições de vida e trabalho na Bélgica:

Serviços públicos de emprego na Bélgica:

  • VDAB (para a Flandres; língua oficial: flamengo, dialeto do holandês) 
  • ACTIRIS (para a região de Bruxelas–capital; línguas oficiais: francês e flamengo) 
  • Le FOREM (para a Valónia; língua oficial: francês)
  • ADG (para a comunidade alemã; língua oficial:alemão)

     

Flandres

Uma das 3 regiões da Bélgica, a Flandres, cuja língua oficial é o flamengo (um dialeto do holandês), está integrada numa das zonas económicas mais dinâmicas do centro da Europa. Esta região tem vindo a registar uma interessante dinâmica de crescimento desde o final de 2013. Contudo, os empregadores defrontam-se com dificuldades de recrutamento de profissionais qualificados, nomeadamente nos domínios das Engenharias, TICs, Construção, Tecnologia, Desenvolvimento Web e Saúde.

Os empregadores não procuram apenas novas contratações (atendendo às suas necessidades de expansão), mas necessitam igualmente de preencher as vagas deixadas em aberto por aqueles colaboradores que se reformam / abandonam o mercado de trabalho.

Factos sobre os perfis de Engenharia e Tecnologias de Informação:

Nível de educação - Superior (Licenciatura - Mestrado) com reconhecimento a nível europeu

Língua de trabalho: inglês / francês, dependendo do empregador 

Perfis mais procurados:

  • Engenheir@s de software (integração)
  • Engenheir@s eletrónicos
  • Microeletrónica / Nanotecnologias
  • Analista de programação (JAVA, .net, c++, C#)
  • Gestores de projeto TI e/ou Comunicação
  • Engenheir@s mecânic@s
  • Engenheir@s de automação
  • Desenhadores técnicos (CAD/CAM,…)

     

O VDAB recruta na Europa de acordo com o seu modelo concêntrico: fora da Bélgica, procura sobretudo perfis altamente qualificados e profissionais em áreasde competênciamais deficitárias, em termos estruturais.

No setor da saúde, em particular, os desenvolvimentos mais recentes evidenciam uma redução na procura de enfermeir@s. Nos próximos anos, contudo, assistir-se-á a um aumento significativo de necessidades de recrutamento nesta área, devido à reforma de muitos profissionais de enfermagem e à criação de novos centros de acolhimento, nomeadamente para pessoas idosas.

Os conhecimentos da língua flamenga(holandês)são particularmente críticos - mas alguns empregadores estão dispostos e organizados para proporcionar formação inicial na língua, como parte de um pacote de integração.

Mais informação:

Announcements

VERY IMPORTANT! Today we're only focusing on previously appointed recruitment interviews

"Work in Flanders" is on its second day,.. today focusing on previously appointed recruitment interviews.

There is still the possibility of personalized advice by EURES Advisers from Flanders and Portugal.

Missed the Programme yesterday? Recordings will be shared online from next week onwards, on the Programme page.

For those of you who applied to jobs during the last week and were not invited for an interview, and mostly regarding the online participating employers, there is still a chance that they will get back to you in the next few weeks. 

 

Work in Flanders! Already this week, in Lisbon... or in a computer next to you!

Ten Flemish employers (5 onsite, 5 online) and nearly 80 job opportunities in the Engineering & IT segments are waiting for you in Lisbon (Engineers' Order) or in a computer next to you!  

Register ASAP * (no later than 3rd November) and apply for jobs matching your profile. You might still be invited for an interview! 

You should also check the Programme of info sessions and company presentations, to take place the 5th November at the Engineers' Order Auditorium and also to be streamed live from this website.

We're counting on you!

 

* mandatory if you want to apply for jobs and have access to the event venue.

Work in Flanders 2015 is open for registration

We are happy to announce that the Work in Flanders 2015 event is now open for registration!